Hércules é um personagem da mitologia grega, conhecido como o filho de Zeus e Alcmena e se tornou famoso por sua força e coragem demonstrado através dos 12 trabalhos de Hércules e foi perseguido ao longo de sua vida por Hera, esposa de seu pai.
Hera levou Hércules à loucura em duas ocasiões, atrasou o seu parto e o tentou assassiná-lo quando ainda era um bebê.
Ele é lembrado principalmente por suas 12 tarefas que ele recebeu de um rei chamado Euristeu, as quais ele realizou como penitência por ter matado sua esposa e seus filhos em um acesso de loucura.
Hércules é considerado um herói na mitologia grega e é amplamente venerado como um símbolo de força, determinação e heroísmo. Morreu incendiado em uma pira, mas foi imortalizado por Zeus.
12 tarefas de Hércules
- Matar o Leão de Nemeia
- A primeira tarefa de Hércules era matar o Leão de Nemeia. O leão era uma criatura feroz e imortal que tinha a pele inquebrável. Hércules conseguiu matá-lo estrangulando com suas mãos nus, após tê-lo derrotado em uma luta física. Esta tarefa foi considerada a mais difícil e perigosa de todas as doze tarefas, mas Hércules conseguiu completá-la com sua força sobre-humana e astúcia. A pele do leão foi posteriormente usada por Hércules como um troféu e como uma proteção contra armas inimigas.
- Roubar as Caudas de Couro de Ouro de Cérbero
- A segunda tarefa de Hércules era roubar as caudas de couro de ouro de Cérbero, o cão de três cabeças que guardava a entrada dos Infernos. Hércules precisou descer ao submundo e enfrentar as criaturas demoníacas para completar a tarefa. Ele conseguiu controlar o cão com seu poder e astúcia, e conseguiu roubar suas caudas, que eram uma parte importante da sua proteção.
- Capturar a Cerva de Deneu
- A terceira tarefa de Hércules era capturar a Cerva de Deneu, uma criatura mitológica com cascos de ouro e chifres de prata. A cerva era uma criatura rápida e astuta, e Hércules precisou persegui-la por muitos dias e noites antes de conseguir capturá-la. Ele usou sua força e astúcia para finalmente capturar a criatura e completar a tarefa.
- Limpar os Estábulos de Augeias
- A quarta tarefa de Hércules era limpar os estábulos de Augeias, um rei rico que tinha um grande rebanho de gado. Os estábulos haviam ficado sujos e cheios de dejetos há muito tempo, e nenhum outro trabalhador tinha sido capaz de limpar o local. Hércules aceitou o desafio e conseguiu limpar os estábulos em um dia, usando uma técnica inteligente de canalização de água.
- Matar os Pássaros de Stymphalia
- A quinta tarefa de Hércules era matar os pássaros de Stymphalia, uma raça de aves carnívoras que atacavam os agricultores da região. Hércules precisou usar sua habilidade com arcos e flechas para matar as aves e proteger os agricultores.
- Roubar os Javalis de Erimanto
- A sexta tarefa de Hércules era roubar os javalis de Erimanto, uma raça de javalis selvagens e ferozes que causavam estragos na região. Hércules precisou usar sua força e astúcia para capturar os javalis e devolvê-los a seu lugar de origem.
- Capturar o Touro de Creta
- A sétima tarefa de Hércules era capturar o Touro de Creta, uma criatura mitológica com corpo de touro e cabeça humana. O touro tinha causado estragos na ilha de Creta e precisava ser capturado.
- Roubar as Manadas de Gado de Gerião
- A oitava tarefa de Hércules era roubar as manadas de gado de Gerião, um gigante mitológico com três cabeças. Gerião tinha uma enorme quantidade de gado e protegia-os com ferocidade.
- Roubar as Pomas de Ouro de Hespérides
- A nona tarefa de Hércules era roubar as pomas de ouro de Hespérides, um jardim protegido por um dragão e habitado por ninfas mitológicas. As pomas eram consideradas frutos divinos e tinham propriedades mágicas.
- Capturar e domesticar o Cavalo de Troia
- A décima tarefa de Hércules era capturar e domesticar o Cavalo de Troia, uma criatura mitológica de enorme força e velocidade. O cavalo tinha fugido de sua estabulação e precisava ser recapturado.
- Roubar o Cajado de Asclépio
- A décima primeira tarefa de Hércules era roubar o cajado de Asclépio, o deus da medicina e da cura na mitologia grega. O cajado era um item sagrado e possuía poderes curativos.
- Capturar o Cão Cerbero da entrada dos mortos.
- A décima segunda e última tarefa de Hércules era capturar o Cão Cerbero, o guardião da entrada dos mortos na mitologia grega. Cerbero era uma criatura monstruosa com três cabeças e uma cauda venenosa.