Pular para o conteúdo

Como fazer roteiro de vídeo

Compartilhe

Um roteiro é um plano. Um documento que orienta como algo será feito. Confira como isso pode ser feito em alguns passos: definição do objetivo do vídeo, pesquisa de materiais, construção do texto e definição dos elementos do vídeo.

A ideia é que você, o especialista no assunto do vídeo, possa produzir o seu próprio roteiro, para que o vídeo faça sentido no contexto em que será usado.

Faça o download do template do roteiro do vídeo educacional.

Um roteiro estabelece objetivos, marcos de parada, atividades, trajetos e tempos. Um roteiro de material didático não será lá muito diferente, principalmente, se você considerar que o material a ser estudado será uma jornada por um conjunto de saberes e reflexões. O leitor (entenda leitor não apenas de texto, mas leitor para qualquer gênero textual ou não) partirá de um lugar e será guiado pelo material. Essa navegação poderá ser linear e não linear. 

Como fazer um roteiro

Vamos supor que trocamos algumas ideias considerando o conteúdo e o perfil do público e definimos que o material deve ter: exemplos e casos reais, questões de reflexão, momentos de síntese, conteúdos complementares e sugestões de atividades práticas.

Ideia de roteiro 1

Iniciar apresentando os objetivos de aprendizagem / introdução com a história breve das massas até os dias de hoje / levantar alguma questão sobre por que existem diferentes tipos de massa (pode levar a um fórum) / explicar a diferença entre massas recheadas e não recheadas (inserir um esquema ou infográfico) / apresentar uma receita com exemplo de preparo de massa / sugerir que o aluno tente fazer a massa em casa / fazer uma síntese dos tipos de massa / indicar um conteúdo extra que relaciona massas, molhos e vinhos.

Ideia de roteiro 2

Começar com uma situação problema, uma história de um casal que irá receber os amigos para jantar / levantar alguma questão sobre qual tipo de massa seria mais interessante / apresentar os objetivos de aprendizagem / apresentar os diferentes tipos de massa e curiosidades sobre sua história / voltar pra história e criar uma situação problema na qual os personagens não sabem fazer a massa que escolheram / sugerir uma atividade prática de pesquisa e execução de uma receita / voltar para história já no momento do jantar, no qual as personagens contam para os convidados a saga do jantar, resumindo os tipos de massa / um dos personagens levanta a questão sobre qual vinho eles querem beber / gancho para conteúdo complementar sobre combinação de massas, molhos e vinhos. 

Ideia de roteiro 3

Iniciar com uma pergunta problema sobre a diferença nos tipos de massa / apresentar os objetivos de aprendizagem / trazer a fala de algum especialista sobre os tipos de massa / apresentar o caso de um restaurante de massas e quais as preferidas dos clientes / mostrar a receita de uma das massas / propor uma atividade síntese de relacionar imagens dos tipos de massa com os nomes corretos / convidar o aluno para que pratique executando alguma receita / sugerir um conteúdo extra sobre combinação de vinhos e massas.

Note que as três ideias apresentam sequências e elementos diferentes, mas todas trabalham para levar o estudante/leitor a atingir um objetivo de aprendizagem, que é saber diferenciar os tipos de massa. Observe, também, que não foi indicada a mídia para cada ideia de roteiro. Se quiser, leia novamente cada ideia e imagine como ela seria em formato de uma apostila impressa, um vídeo ou recurso interativo. Dependendo da mídia, o roteiro precisa agora ser desdobrado para detalhar os aspectos necessários (assim como você exercitou no caso do roteiro de vídeo).

Deixe uma resposta