Pular para o conteúdo

3 atitudes para diminuir a crise dos domingos

Compartilhe

Atitudes para melhorar a semana

Quem não sente um certo pavor quando chega o fim do domingo? Mesmo após um fim de semana de descanso, a ansiedade toma conta com o estresse do trabalho e as responsabilidades da segunda pela manhã.

O Linkedin pesquisou cerca de 3.000 profissionais nos EUA em 2021 e descobriu que 66% relataram sentir ansiedade no domingo a noite.

“Nossas mentes tendem a lutar contra tarefas ambíguas, estressantes ou chatas, então, é claro, queremos adiar o trabalho pelo maior tempo possível”, disse o especialista em produtividade Chris Bailey à CNBC Make It. “Mas a procrastinação pode apenas criar mais estresse desnecessário.”

Não há cura mágica para o Sunday Scaries, como é chamado este sentimento, mas essas três estratégias, recomendadas por Bailey, podem ajudar:

  1. Definir metas para a semana
  2. Crie uma lista de tarefas e uma lista de realizações
  3. Encontre um ritual de autocuidado

Abaixo conheça estas técnicas descritas por Chris Bailey.

Definir metas para a semana

O segredo para vencer o Sunday Scaries é criar um plano para a próxima semana, pois Bailey diz que, para a maioria de nós, lidar com a ambiguidade causa estresse e ansiedade.

Sua técnica favorita para facilitar a semana seguinte é a “regra dos três”: liste três objetivos que você deseja alcançar, seja no trabalho ou na vida pessoal. Definir essas intenções permite que você “pense em como deseja concentrar seu tempo, atenção e energia”, explica Bailey. “Então você pode adaptar suas tarefas diárias para atingir essas metas.”

Crie uma lista de tarefas e uma lista de realizações
Encontre um ritual de autocuidado

O Sunday Scaries muitas vezes pode se transformar em dúvida e ódio, mas ficar para baixo é contraproducente – o antídoto para esses sentimentos, em vez disso, é refletir sobre suas realizações e organizar seus pensamentos.

Bailey recomenda manter uma lista de realizações e uma lista de tarefas em execução e, em seguida, atualizar ambas as listas todos os domingos. Sua lista de realizações deve destacar algumas coisas que você se orgulha de ter feito na semana anterior, seja sair da cama ou liderar uma apresentação no trabalho, enquanto suas listas de tarefas destacam os itens importantes para a semana seguinte.

“Somos rápidos em esquecer o que conquistamos e focar em todas as coisas que ainda não fizemos”, diz ele. “Mas tirar um momento para se parabenizar por todo o progresso que você fez e planejar com antecedência pode aumentar sua confiança e impulsioná-lo para a próxima semana.”

Encontre um ritual de autocuidado

“O caminho para a produtividade passa pela calma, porque se conseguirmos manter a compostura enquanto as condições de nosso trabalho ou de nossa vida estão mudando, ainda podemos realizar o que queremos”, diz Bailey.

Praticar o autocuidado pode nos ajudar a lidar com tempos turbulentos ou aliviar sentimentos de ansiedade – Bailey lista o diário, ligar para um amigo, praticar meditação ou passar tempo com pessoas que o elevam como excelentes exemplos de autocuidado.

A coisa mais importante é desenvolver um plano de autocuidado e cumpri-lo para que você tenha algo para acalmar quaisquer pensamentos negativos e ansiar por todos os domingos.

Deixe uma resposta