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Avaliação no EAD

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Gestão da aprendizagem

3 tipos de avaliação na EAD

A qualidade de um processo de ensino depende, em boa parte, de se conseguir ajudar os alunos a superarem os obstáculos em espaços de tempo pequenos no momento em que são detectados. Assim, é preciso que a avaliação seja considerada no seu verdadeiro sentido, o de fazer parte do processo ensino-aprendizagem. O professor não propicia aprendizagem se não estiver constantemente avaliando as condições de interatividade com seus alunos. A avaliação é realizada ao longo do processo formativo. 

Para Haydt (2008) a avaliação apresenta basicamente três funções: diagnosticar, controlar e classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação: somativa, diagnóstica e formativa. Nas próximas seções, abordaremos a avaliação somativa, a avaliação formativa e a avaliação diagnóstica.

Avaliação somativa

A avaliação somativa tem por objetivo realizar um diagnóstico do aluno no final de um período, seja no final de uma unidade curricular, de um bimestre ou de um ano letivo.

O principal aspecto enfatizado nesse tipo de avaliação é o resultado da aprendizagem baseada nos objetivos. Consiste em classificar os alunos de acordo com o nível de aproveitamento previamente estabelecido, geralmente tendo em vista sua promoção de uma série para outra ou de um grau para outro. Geralmente são realizados por meio de exercícios, questionários, estudos dirigidos, trabalhos, provas, testes e outros.

Avaliação formativa

A avaliação formativa tem como principal objetivo acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, o professor enfatiza os resultados da aprendizagem e estabelece um comparativo entre os diferentes resultados obtidos pelo mesmo aluno.

Neste sentido, a avaliação formativa é realizada no decorrer do ano letivo, com intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos de aprendizagem previstos. Esse tipo de avaliação é basicamente orientadora, pois encaminha tanto o estudo do aluno quanto os procedimentos do professor. Além disso, fornece dados para criar condições de melhoria do ensino, visando à aprendizagem, pois o processo não está finalizado. Por esse motivo, a avaliação formativa é a mais significativa em cursos ofertados na modalidade a distância, pois possibilita o acompanhamento e análise do aprendizado do aluno, mediando o seu percurso formativo em busca do conhecimento.

Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica tem por objetivo obter informações sobre os conhecimentos prévios dos alunos, seus gostos, interesses, atitudes. Geralmente é usada no início de um conteúdo novo, de um período letivo ou de um projeto.

Em outras palavras, a avaliação diagnóstica é aquela realizada no início de uma série ou conteúdo, para verificar os conhecimentos de cada aluno e se ele possui ou não conhecimentos e habilidades imprescindíveis para as novas aprendizagens. Ela subsidia o (re)planejamento e a organização de sequências didáticas e de ações e permite estabelecer o nível de necessidades iniciais para a realização de um planejamento adequado, que deverá ser discutido e constantemente analisado.

Nesse sentido, a avaliação deve contribuir para a democratização de ensino, ou seja, a avaliação deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem do aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que ele possa avançar no seu processo de aprendizagem.

Na educação a distância, a avaliação diagnóstica pode ser realizada por meio de questionários disponibilizados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem ou mesmo durante o processo de matrícula na unidade curricular ou no curso, pois é importante conhecer os alunos que estão interessados em participar daquela oferta e adaptá-la a suas realidades, suas experiências e conhecimentos (KENSKY, 2006).

Modalidades e ferramentas de avaliação da aprendizagem

Modelos Pedagógicos em Educação a Distância

Sugestão de livro

Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância

Na obra de Iolanda Bueno De Camargo Cortelazzo, Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância, o leitor encontrará um apanhando geral das tecnologias responsáveis pelo avanço dessa tecnologia no campo educacional, além de explicações detalhadas sobre as ferramentas necessárias para que esse modelo de ensino tenha sucesso em todos os seus estágios.

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