O significado do que é didática é a técnica utilizada para facilitar a aprendizagem. A Didática passou por um longo processo evolutivo, suas questões e implicações sempre fazem parte do cenário educacional.
A didática vem ocupando estudos e pesquisas acerca dos processos de ensino e de aprendizagem, que envolvem técnicas da ação docente.
Na Grécia já se empregava o termo didaktiké, definido como a técnica de ensinar. Mais tarde, João Amos Comenius (Jan Amos Komenský),em sua obra Didática Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, escrita entre os anos 1627 e 1657, realizou enormes avanços na definição moderna de Didática.
Comenius (1592 – 1670) deu um novo significado à Didática, com o postulado de ensinar “tudo a todos totalmente” (Omnes Omnia Omnimo), um pensamento inovador para a época.
a arte de ensinar tudo a todos
Comenius, 1592 – 1670
Para Comenius, todos eram dotados da capacidade de aprender, e, pela brevidade da vida na Terra, esse aprendizado deveria começar na infância e se prolongar até a vida adulta, sendo a aprendizagem um processo de experimentação do mundo.
Como crítico do processo educacional da época, Comenius acreditava na necessidade de um método para estimular o interesse pelo ensino que não fosse pela disciplina imposta pelos castigos ou pela violência, mas que respeitasse etapas e fases do desenvolvimento da criança, cabendo ao professor, no uso do método didático, saber preparar e estimular os alunos para a aprendizagem.
A Didática é a disciplina da educação, que tem como objetivo desenvolver técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno pela orientação do professor. Permitir a aprendizagem dos saberes e fazeres-saberes desenvolvidos pela humanidade é o que mobiliza os desafios dessa área.
É, portanto, atribuição da Didática investigar os processos e modos de efetivar a educação formal por meio do ensino, como mediadora das relações entre os seguintes elementos:
- Professor;
- Estratégias Metodológicas;
- Contexto da Aprendizagem;
- Disciplina (matérias ou conteúdo);
- Aluno;
Etapas das ações envolvendo didática
Planejamento
Inclui: a seleção dos objetivos educacionais e dos “saberes” (sejam eles técnicas, conceitos, contextos…); a escolha das melhores estratégias de ensino para promover a aprendizagem destes, a reflexão inicial sobre aqueles a quem queremos ensinar, as melhores formas de avaliação, entre outros.
Mediação
É o momento do ensino efetivo, quando há interação entre estudante e docente e quando as estratégias de ensino são implementadas. O que está em jogo aqui são as formas de comunicação, de orientação dos estudantes, de motivação, de acompanhamento do seu percurso…
Avaliação didática
Como veremos, a avaliação pode ter diversas funções, desde diagnosticar motivação e conhecimentos prévios dos estudantes, como orientar o processo de ensino na direção mais adequada possível ou ainda direcionar o estudante para uma etapa futura de aprendizagem ou de encerramento dos estudos.
Diretrizes didáticas
Comenius ainda destaca alguns cânones acerca da aprendizagem das técnicas, também chamadas de artes:
- Aprenda a fazer fazendo;
- Façam-se sempre os trabalhos segundo determinada forma e norma;
- Mostre-se o uso dos instrumentos, mais com a prática que com palavras, isto é, mais com exemplos que com regras;
- O exercício deve começar com os primeiros rudimentos, e não com as obras acabadas;
- Os primeiros exercícios dos principiantes sejam acerca de matéria conhecida;
- A princípio, a imitação faça-se segundo a forma prescrita; depois, poderá ser mais livre;
- O modelo a imitar seja o mais perfeito possível, para que, se alguém consegue imitá-lo bem, possa ser considerado perfeito na sua arte;
- O primeiro esforço de imitação seja o mais aprimorado possível, para que se não afaste do modelo nem sequer no mínimo pormenor (isso naturalmente, nos limites do possível);
- O erro seja corrigido pelo professor que assiste à lição, mas acrescentando as observações, a que chamamos regras e exceções às regras;
- Exercícios de síntese devem ser feitos antes dos de análise;
- Esses exercícios devem ser continuados, até que tenham criado o hábito da arte. Efetivamente, só a prática faz os artistas.