Pular para o conteúdo

Mandala Ikigai

Compartilhe

Apresentamos a Mandala Ikigai, que vai te ajuda a encontrar o seu propósito! O termo Ikigai é descrito pelo neurocientista Ken Mogi como “razão de viver” ou “o motivo que te faz acordar todos os dias”.

Esse termo surgiu em Okinawa, um conjunto de ilhas no sul do Japão com moradores centenários. Também conhecida como “Terra dos Imortais“, os moradores da ilha afirmam que Ikigai é o segredo para a longevidade.

Ken Mogi escreveu o livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”. Neste livro o autor afirma que não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas sim saber o que fazer com sua vida e aproveitá-la.

Além disso, outro livro super interessante sobre essa ferramenta é o “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, escrito por Francesc Miralles e Héctor García.

Como encontrar seu ikigai

Exercitar o Autoconhecimento facilita sua busca pelo Ikigai e traz clareza para suas respostas.

O que você ama

Pense em tudo o que você gosta de fazer, ou gostava quando era criança. Fuja do óbvio e se aprofunde nesta reflexão, perguntando o porquê do gostar. Escreva uma lista de absolutamente tudo o que você ama! Pense nas coisas que te fazem bem e te deixam empolgado; Pensar no conselho de Warren Buffet: “O que você faria se não precisasse de dinheiro?”. Aqui se encontra sua maior motivação!

O que você faz bem

Pense nas habilidades que você já conhece. Peça um feedback sobre seus pontos fortes para as pessoas próximas a você.Também lembre-se de anotar todos os seus talentos, até mesmo os mais estranhos. Isso te ajudará a enxergar a amplitude do seu potencial. Foque em seus pontos fortes e observe o que as pessoas valorizam em você. Pergunte-se por qual motivo as pessoas costumam lhe pedir ajuda?

A interseção entre o que você ama e o que você faz bem encontra-se sua paixão.

O que você é pago para fazer

Pense em todas as trilhas profissionais que você pode seguir. Pense nas mais tradicionais e nas mais diferentes. Quais itens das listas anteriores podem trazer dinheiro para custear suas necessidades? É necessário ser realista e pensar em qual profissão você poderia ter, que se relaciona com as reflexões anteriores? Além disso, pense no que você faz que os outros estão dispostos a pagar.

O que o mundo precisa

Questione se o mundo precisa de alguma dessas trilhas profissionais que você relacionou no tópico do que você é pago para fazer. Quais problemas você gostaria de resolver no mundo? Como você se conecta com esses problemas? Pense em qual contribuição você pode entregar e que ajudará outras pessoas, ou seja, que trará valor social!

As respostas dessas perguntas formam unem quatro pilares essenciais da vida: paixão, missão, profissão e vocação.

Por fim, busque o que estar no centro das interseções dos círculos. Este centro é o seu ikegai, a sua razão de ser.

Deixe uma resposta