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Lean Manufacturing

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Lean Manufacturing

Lean Manufacturing, também conhecido como Produção Enxuta, é um sistema de gerenciamento de produção que busca maximizar a eficiência e eliminar desperdícios (como tempo, espaço, materiais e mão de obra) no processo produtivo.

A metodologia se baseia em princípios e técnicas como melhoria contínua, envolvimento dos funcionários, fluxo contínuo e eliminação de desperdícios. O objetivo é aumentar a qualidade, reduzir os custos e aumentar a agilidade para atender às necessidades do cliente.

A metodologia do Lean Manufacturing é amplamente utilizada em indústrias de diversos setores, incluindo automotivo, eletrônico e de manufatura em geral.

Tripé: qualidade – custos – entrega

  • Qualidade: Minimizar retrabalhados, com padronização, controle do processo e transparência;
  • Custos: processo enxuto (lean), eliminando as tarefas que não agregam valor e duplicidade de tarefas;
  • Entrega: otimizar tempo, simplificando processos, reduzindo interferências, gargalos e esperas.

Consequências do Lean Manufacturing

Redução no prazo de entrega de novos produtos e fornecimento mais rápido aos clientes. A manufatura tem o mais longo prazo de entrega em todo o processo produtivo, conectando a maior parte dos ativos da empresa (pessoal, estoques, equipamentos, área e outros).

Com a redução do prazo de entrega, cria-se um impulso para melhorar outras operações. Os custos totais diminuem com a redução do prazo de entrega. A redução no prazo de entrega se dá por meio da eliminação de desperdícios.


Kaizen

Kaizen significa em japonês melhoria contínua. Ela sugere uma implementação de melhorias, com uma liderança participativa, a equipe comprometida efetuando pequenas e constantes mudanças nos processos, seguindo um padrão, focando em um esforço constate de melhoria. O ciclo PDCA é um método utilizado focado nesta melhoria contínua.

Princípios

  • Ensinar as pessoas a terem recursos;
  • Cultura de melhora contínua;
  • Perseguir uma meta;
  • Transferência de conhecimento;
  • Saber quando eliminar, reduzir ou mudar uma atividade;

Objetivos

  • Obtenção de lucro para a empresa;
  • Cultura participativa do funcionário;
  • Melhorias ditadas pela necessidade;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Proporcionar satisfação aos clientes

Sistemas de apoio

  • Controle total da qualidade;
  • Just in Time (JIT)
  • Manutenção produtiva total (TPM);
  • Desdobramento da estratégia – Hashin Kanri;
  • Sistema de sugestões;
  • Atividades em pequenos grupos;

Prioridades do Kaizen

  1. Mão-de-obra;
  2. Máquina;
  3. Material.
  4. Método.

Gemba

Palavra de origem japonesa que significa o “verdadeiro lugar”. Quando aplicada à manufatura, significa o lugar onde as coisas acontecem na fábrica. Utilizado para indicar que as pessoas, cujo trabalho é a produção, estão em um bom lugar para fazer melhorias no processo. Ou seja, Gemba pode ser qualquer local de trabalho, é onde a ação acontece e fatos podem ser encontrados.

Para implementar uma abordagem centrada no Gemba, a gestão deve assumir as responsabilidades na obtenção de qualidade, custo e entrega (Quality, Cost, Delivery). Obtendo dessa forma uma vantagem competitiva.

Na rotina do Gemba, existem duas atividades principais em termos de gestão de recursos para garantir o alcance da qualidade, custo e entrega (QCD):

  • Manutenção: Os padrões estabelecidos devem ser seguidos para que se mantenha o status planejado de performance;
  • Kaizen: Melhorias devem ser realizadas constantemente nos padrões estabelecidos, sendo as três principais atividades do Kaizen: Padronização, 5S e Eliminação do Muda (Desperdício).

Regras de ouro na Gestão do Gemba

  1. Quando surgir um problema, o primeiro passo é ir até o Gemba;
  2. Verifique o Gembutsu (“objetivos relevantes”, como refugos, máquinas quebradas, mercadorias devolvidas, etc.);
  3. Realize ações temporárias;
  4. Encontre a causa-raiz;
  5. Padronize para evitar recorrências.

Gestão de Qualidade

Muitos problemas de qualidade presentes no Gemba se referem a questões simples, que podem ser identificadas através de observações e análises diretas, como:

  • Mão de obra;
  • Dificuldades operacionais;
  • Variações nos padrões de trabalho;
  • Erros devido a falhas ou negligências profissionais;
  • Saídas / desvios do controle estatístico da qualidade.

Para melhor garantir a qualidade no Gemba e implementar a filosofia Kaizen, pode ser iniciada a verificação dos processos buscando identificar padrões, nível de organização e limpeza no Gemba e a quantidade de desperdícios.

Gestão de Custos

O gerenciamento de custos engloba o planejamento de investimentos, planejamento de custos, visando maximizar o lucro e a redução de custos no Gemba.

Pode-se considerar 7 atividades principais que afetam diretamente esse indicador:

  1. Melhoria da Qualidade;
  2. Melhoria da Produtividade;
  3. Diminuição do Inventário;
  4. Redução / otimização da linha de produção;
  5. Definição de um limite do tempo de parada dos equipamentos;
  6. Redução/ reorganização de espaço produtivo;
  7. Redução do tempo de processamento.

Gestão de Entrega

A gestão tem a responsabilidade de fornecer o volume certo de produtos em tempo
suficiente para atender as necessidades dos clientes.

O sistema Just-in-time (JIT) tem como um dos seus principais objetivos relacionar custos, qualidade e entregas. No JIT, são produzidos apenas os produtos necessários e no momento necessário, reduzindo, assim, os custos com estoques excessivos.

Com a implantação de um fluxo produtivo, é possível identificar oportunidades de melhoria ao longo de toda a cadeia produtiva, reduzindo, assim, o tempo de atravessamento do produto.


Evento Kaizen

O evento Kaizen é um programa de melhoria contínua baseado no trabalho em equipe e na utilização das habilidades e conhecimentos dos funcionários envolvidos.

É uma filosofia de gestão que busca melhorar constantemente os processos e produtos através de pequenas mudanças incrementais, utilizando ferramentas de solução de problemas.

O trabalho é implementado em curtos períodos de tempo (geralmente 5 dias úteis) com equipes de 5 a 10 participantes, buscando a criatividade e a solução dos problemas antes de gastar dinheiro.

De maneira geral, o Kaizen segue um formato padronizado, obedecendo ao ciclo PDCA para a resolução de problemas:

  1. Planejar
    • Escolher o tema
    • Compreender a situação e definir objetivos
    • Analisar os dados e identificar as causas raiz
    • Definir ações
  2. Fazer
    • Realizar as ações
  3. Checar
    • Confirmar os efeitos das ações realizadas
  4. Agir
    • Estabelecer ou rever as ações para prevenir a recorrência
    • Rever os processos anteriores e trabalhar nas próximas etapas

Antes de iniciar o evento Kaizen, escolha as linhas de produtos com maior volume, observando a criação do fluxo de um produto na linha de produção. Comece do produto acabado e vá em direção à matéria-prima, ou seja, faça o caminho reverso.

Identificando oportunidades de melhorias para o Kaizen

  • Ganhos de produtividade (redução de esforço ou aumento da produção);
  • Redução do tempo de setup;
  • Melhoria da qualidade;
  • Tempo produtivo da máquina;
  • Takt Time – takt time é o ritmo de produção necessário para atender a demanda do cliente. Ele é calculado dividindo o tempo disponível para produção pela demanda do cliente. O objetivo é sincronizar o ritmo de produção com a demanda do cliente, garantindo que os produtos estejam disponíveis quando o cliente precisar.

Time Kaizen

Consultor

Deve auxiliar, orientar e acompanhar os grupos quanto ao caminho a ser seguido para que se alcancem os objetivos propostos durante a Semana Kaizen, seguindo a filosofia dessa.

Líder

Deve ser um facilitador, garantindo a participação de todos no Time Kaizen, aumentar o entrosamento dos participantes e conduzir a equipe de acordo com a filosofia Kaizen.

Participantes

Devem trabalhar full time na Semana Kaizen e contribuir para o rendimento do time, respeitando a filosofia Kaizen, devendo ser multifuncional e composta por 5 a 10 membros com metade dos membros deve trabalhando na área escolhida e a outra metade deve ser de uma área externa.


Semana Kaizen

Uma agenda típica para a Semana Kaizen é a realização da atividades em 5 dias, sendo que a escolha das atividades realizadas em cada dia varia de acordo com os objetivos do Evento Kaizen. Importante lembrar que sua realização obedece ao ciclo PDCA.

1º dia

Tema: Treinamento e Levantamento do Estado Atual

  • Treinar os conceitos e princípios do Lean;
  • Construir a equipe, criando conexão e interação entre os membros;
  • Abordar os conceitos de Muda (Deperdício – defeitos), Mura (Inconsistência – produção irregular) e Muri (Irracionalidade – stress e sobrecarga);
  • Revisar o fluxo de produção/valor atual;
  • Treinar os membros para a utilização de ferramentas de coletas de dados e de melhoria contínua;
  • Métricas pré-Kaizen;
  • Planejar o dia 2.

2º dia

Tema: Análise do Estado Atual

  • Analisar o processo atual (Layout, Fluxo de produção, Diagrama de Espaguete, etc.);
  • Calcular Takt Time, Tempo de Ciclos, Produtividade, etc;
  • Identificar oportunidades de melhoria;
  • Desenvolver novos métodos de trabalho;
  • Planejar o dia 3.

3º dia

Tema: Implementação do processo

  • Implantar o 5S e melhorias na segurança;
  • Simplificar o fluxo;
  • Implementar os processos de mudança;
  • Identificar melhorias adicionais;
  • Guiar as mudanças na área de trabalho;
  • Planejar o dia 4.

4º dia

Tema: Observar e Refinar

  • Validar os melhoramentos do terceiro dia;
  • Verificar o ritmo geral da produção;
  • Estabelecer os novos padrões de trabalho;
  • Planejar o Dia 5.

5º dia

Tema: Sustentar e Celebrar

  • Estabelecer controles visuais;
  • Completar todas as tarefas de acordo com os padrões;
  • Estabelecer um plano de acompanhamento;
  • Completar as métricas pós-Kaizen;
  • Apresentar os resultados;
  • Comemorar com a equipe.

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