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Landing Page

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Landing page é uma página de destino para a qual o usuário é direcionado. Uma landing page, – que pode ser traduzida como “página de aterrissagem” – é uma página web criada com um único objetivo: conversão. Costumam apresentar poucos elementos e apenas um único call to action (CTA), garantindo assim que o visitante realize a ação desejada.

Também conhecido como “página de captura de leads”, “página de propriedade única”, “página estática” ou “página de destino”, é uma única página web que aparece em resposta ao clique em um resultado de busca de um mecanismo de pesquisa otimizado, promoção de marketing, e-mail de marketing ou um anúncio online. Geralmente, a ação consiste em preencher um formulário com informações pessoais (nome, e-mail, entre outros) em troca de algum conteúdo de valor, como ebooks, infográficos, planilhas ou outro material relevante.

As landing pages podem ser utilizadas para aumentar o alcance da sua marca, captar leads, vendas, dropshiping, e-mail marketing, eventos e atrair clientes em potencial, obtendo informações para permanecer em contato com cada um deles. Criando landing pages, você pode solicitar informações dos consumidores, tais como nome, email, telefone e produtos de interesse. A partir do momento que os usuários acessam a landing page e cadastram informações, você consegue iniciar um contato com eles através dos canais de marketing utilizados.

Diferente de outras páginas do seu site, a landing page é caracterizada por um objetivo específico, seja ele:

  • Atrair mais leitores para sua newsletter;
  • Promover produtos específicos;
  • Distribuir materiais ricos, como por exemplo e-books ou pesquisas;
  • Divulgar determinada ação da sua marca;
  • Compartilhar promoções de datas comemorativas.

A landing page pode ser voltada para advogados, afiliados, escritórios de arquitetura, corretores de imóveis ou imobiliária, dentistas, freelancers, hamburguerias, infoprodutos, lojas, livros ou ebooks, restaurantes, seguros e webinars.

Uma landing page não permite apenas gerar leads, mas também identificar aqueles visitantes que estão mais preparados para comprar, processo conhecido como lead scoring. Esse processo consiste em dar pontos para os leads sempre que eles interagirem com a sua marca. E quanto mais próxima do fundo do funil for essa interação, mais pontos ela vale. Sabendo que são as pessoas mais preparadas para comprar, o seu time de vendas consegue aproveitar as melhores oportunidades e focar em quem tem mais chances de converter.

A copy (termo inglês para “texto”) pode ser responsável por até 70% de suas vendas, desde que utilizada da maneira correta. Existem diversos gatilhos mentais que podem ser usados no texto para tornar sua página ainda mais atrativa e persuasiva para o visitante. Um exemplo é a escassez, que é quando você convence o visitante de que aquela oferta não estará disponível por muito tempo. Mas de nada adianta empregar técnicas de marketing se sua linguagem não for capaz de envolver e criar um diálogo com quem acessou sua página.

Antes de criar sua landing page, pense no problema que sua audiência está enfrentando, para só depois pensar na melhor maneira de apresentar seu produto/serviço. Esse exercício te ajudará a ser mais assertivo em sua proposta e entregar conteúdo relevante para seus usuários.

O título da landing page deve resumir aquilo que sua página entrega de maneira persuasiva. Se você começa o texto com uma promessa para o visitante, é mais provável que ele continue lendo os próximos parágrafos, o que te dá mais tempo para convencê-lo de que seu produto é ideal para ele.

Dependendo do objetivo de sua página, colocar depoimentos de clientes satisfeitos ajuda a aproximar-se de seu lead, além de reforçar sua autoridade naquele assunto. Atualmente 89% dos brasileiros com acesso à internet fazem isso pelo celular, é Imprescindível ter uma estratégia de marketing com uma página mobile friendly.

Tipos de Landing Page

Página de captura

Esse formato de landing page é voltado exclusivamente para capturar dados de contato de clientes em potencial, como nome, e-mail e telefone, por exemplo.

Página de confirmação pendente

A função de uma página de confirmação pendente é informar ao usuário os próximos passos que ele precisa seguir para concluir seu cadastro ou acessar a recompensa.

Página de vendas

Uma página de vendas, como o nome já sugere, tem como maior objetivo oferecer um produto ou serviço. Para convencer o visitante a fechar a compra, ela deve listar todos os benefícios da oferta, deixando bastante claro como ela pode resolver as dores do usuário. Depoimentos de clientes e uma seção de respostas para as principais dúvidas do público também são bem-vindos.

Página de obrigado

Ela serve para finalizar uma conversão, não importa se foi feita em uma página de vendas ou em uma página de captura.

Como criar o design

Primeiro, é preciso definir o objetivo da página e planejar bem o seu conteúdo. Para ajudar você nessa tarefa, criar um checklist com as principais etapas necessárias para criar uma landing page que converte. Seja para montar o layout no canva para subir no wix ou no wordpress, é importante criar uma de forma responsiva para seu site / produto.

A principal dica sobre imagens em sua landing page é: escolha arquivos leves. Seus arquivos devem ter entre 100 e 200 KB (nunca acima de 500 KB), já que imagens leves diminuem o tempo de carregamento da landing, o que é ótimo para a experiência do usuário.

Além do tamanho e da qualidade, sua imagem deve ser funcional, capaz de transmitir o objetivo do seu anúncio ou página, ao mesmo tempo que complementa sua copy.

O call to action (CTA), como dissemos no início deste post, é um dos elementos mais importantes de sua landing page. Ele explicita a ação que você espera de seu visitante: pode ser inscrever-se para receber uma newsletter, fazer o download de um e-book, assinar um programa de vantagens ou assistir um vídeo.

Seja qual for o produto que você está divulgando, o CTA deve estar posicionado estrategicamente na página, de forma que o usuário não precise usar a barra de rolagem para descobrir como adquirir sua oferta.

Um erro comum entre os empreendedores é deixar o CTA no final da página. ores como o laranja e o amarelo estimulam uma ação direta, por exemplo, enquanto cores mais claras podem passar despercebidas quando em contraste com o restante da página.

Abaixe segue uma estrutura básica do que deve conter na landing page:

  • Título e subtítulo: Devem ser chamativos e aguçar a curiosidade do leitor. No título, descreva o que o visitante vai ganhar ao se cadastrar. Já no subtítulo, ofereça informações extras e que ajudem a convencer o usuário a se cadastrar.
  • Textos: Já no texto, procure descrever a sua oferta da maneira mais clara possível, eliminando quaisquer dúvidas que possam surgir. Prefira frases curtas e destaque os benefícios da sua oferta.
  • Imagens: As imagens da sua landing page precisam refletir a sua oferta e ter relação com ela. Nesse sentido, fuja de imagens generalistas, como as de bancos de imagens.

O design, assim como texto, é um elemento muito importante para convencer o usuário a compartilhar seus dados. Por isso, os elementos visuais precisam estar alinhados ao texto e à identidade do seu negócio.

Diversos aplicativos possuem capacidade de criar as página, destacam-se o Canva e o Figma na confecção dos protótipos. Caso queria aproveitar alguma plataforma visual, tanto o Wix quanto o WordPress, principalmente com o plugin Elementor facilitam e muito na confecção da página.

Como configurar

Depois de cuidar do visual da página, é importante optimizar sua página. Os itens abaixo devem receber mais atenção:

  • URL: O endereço da sua landing page precisa ser amigável. Evite deixá-la muito longa e use a palavra-chave.
  • Lead scoring: Determine a pontuação que cada lead receberá depois de converter na sua landing page, além de pensar nos próximos passos desse usuário no funil de vendas.
  • Thank You Page: Tenha uma thank you page para a sua oferta, agradecendo o usuário pelo cadastro e o orientando sobre como acessar a oferta.

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