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Comunicação assertiva

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a comunicação assertiva é aquela “direta e clara, mas não violenta”. “Isso é importante. Você não anula, diminui ou menospreza alguém, mas se comunica colocando suas necessidades e às do interlocutor como iguais.”

“Significa que você deve assumir responsabilidade pelo que quer e ter clareza sobre isso”, acrescenta a psicóloga.

“Imagine que alguém o criticou — ninguém gosta de ser criticado — e colocou um rótulo em você: que você colabora pouco, por exemplo”, ilustra ela. “Uma opção é reagir abruptamente e ficar na defensiva, atacar a outra pessoa, apontar suas falhas. E aí você se envolve em uma pequena batalha.”

Características da comunicação assertiva.

  • Evita conflitos;
  • Minimiza a compreensão;
  • Permite relações construtivas;
  • Favorece autoconfiança, autocontrole e segurança;
  • Reduz ansiedade, estresse e frustação na comunicação;

Características verbais:

  • Falar com calma e tranquilidade;
  • Equilibrar o tom de voz;
  • Não apresentar hesitações;
  • Expressar-se de forma sincera ( e objetiva!);

Características não-verbais:

  • Manisfestar claramente as emoções;
  • Manter contato visual que demonstre interresse;
  • Usar gestors equilibrados;
  • Ser receptivo ao escutar;

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