a comunicação assertiva é aquela “direta e clara, mas não violenta”. “Isso é importante. Você não anula, diminui ou menospreza alguém, mas se comunica colocando suas necessidades e às do interlocutor como iguais.”
“Significa que você deve assumir responsabilidade pelo que quer e ter clareza sobre isso”, acrescenta a psicóloga.
“Imagine que alguém o criticou — ninguém gosta de ser criticado — e colocou um rótulo em você: que você colabora pouco, por exemplo”, ilustra ela. “Uma opção é reagir abruptamente e ficar na defensiva, atacar a outra pessoa, apontar suas falhas. E aí você se envolve em uma pequena batalha.”
Características da comunicação assertiva.
- Evita conflitos;
- Minimiza a compreensão;
- Permite relações construtivas;
- Favorece autoconfiança, autocontrole e segurança;
- Reduz ansiedade, estresse e frustação na comunicação;
Características verbais:
- Falar com calma e tranquilidade;
- Equilibrar o tom de voz;
- Não apresentar hesitações;
- Expressar-se de forma sincera ( e objetiva!);
Características não-verbais:
- Manisfestar claramente as emoções;
- Manter contato visual que demonstre interresse;
- Usar gestors equilibrados;
- Ser receptivo ao escutar;