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O que são recursos educacionais abertos

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recursos educacionais abertos

Recursos Educacionais Abertos (REAs) são aqueles recursos educacionais digitais que estão sob domínio público ou licença aberta, possibilitando a utilização e adaptação por qualquer pessoa.

São materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

Podem ser cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, softwares ou qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.

Recursos educacionais abertos incorporam em si muito mais do que simples materiais com licença livre de uso, pois contemplam em seu conceito e definição aspectos da Educação Aberta e integram, também, para uso e distribuição, o conceito das licenças denominadas Creative Commons

Saiba mais sobre as especificidades dos REAs no recurso a seguir, que foi desenvolvido a partir de conceitos e pressupostos que caracterizam um recurso educacional aberto. 

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Repositórios digitais

Confira a lista de repositórios da Associação Brasileira de Educação a Distância. Existem diversos mecanismos que facilitam a busca por REAs, incluindo mecanismos de busca especializados tais como Creative Commons Search e Open Courseware Consortium, meta-buscas integradas tais como OER Dynamic Search Engine, plataformas e repositórios institucionais tais como MIT Open CoursewareOpenLearnOpen Learning InitiativeConnections e Jorum, sites de projeto ou bibliotecas digitais tais como OER Commons e Commonwealth of Learning, além de buscas de mídias específicas ou ferramentas de compartilhamento tais como SlideShare e Flickr.

Como transformar meu material num REA

Bem, o REA está focado nos recursos em si, e, para isso, algumas ações são importantes. É preciso pensar nessas possibilidades:

  1 – Conteúdo: é o material em si que você disponibilizará. Cursos completos, livros, artigos, coleções, materiais, entre outros. Mas antes de achar que seu material é aberto, faça a reflexão: é possível alguém usar e mexer neste arquivo? este conteúdo precisa estar em formato técnico aberto, para facilitar práticas como a remixagem. Por exemplo, pense se é melhor disponibilizar sua apresentação em pdf ou em ppt;

  2 – Ferramentas: Como vc disponibilizará. Usar software para auxiliar a criação, entrega, uso e melhoria do conteúdo é muito importante. Usar repositórios que ajudam a organizar e sejam de fácil busca, como é  caso do Campus Virtual de Saúde Pública Brasil (https://brasil.campusvirtualsp.org/repositorio) ou o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES, da UNASUS (https://ares.unasus.gov.br/acervo/). Ou sites próprios, mas que dê condições para o reuso.

  3 – Recursos para implementação: É preciso resguardar o material através das licenças abertas. Definir licenças de propriedade intelectual, com o objetivo de promover a publicação aberta de materiais. Alguns dos repositórios já possuem licenças pré-definidas, ou dão condições do usuário escolher a licença. Para aqueles que desejam colocar seu material num site próprio, é possível publicar na plataforma CC – Creative Commons, através deste link https://creativecommons.org/choose/?lang=pt

  4 – Práticas: É preciso incorporar em suas ações, em seus materiais, nas ferramentas as narrativas de uso. Incentivar, distribuir, reutilizar.

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