Ao participar de um processo seletivo, várias dúvidas, expectativas e sentimentos nos acompanham nessa caminhada. Todo esse mix de sensações são completamente normais e compreensíveis, porém, alguns detalhes podem fazer a total diferença em um momento tão importante como este.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é super importante para que você consiga transmitir de forma efetiva a sua história de vida e suas experiências pessoais e profissionais ao recrutador, fazendo com que fique claro as suas ambições, expectativas de carreira e de futuro
Currículo
- Organizado
- Comece pelo objetivo simples depois dos dados de contato e quais seus pre-requisitos(ex. eu quero trabalhar com front-end utilizando o react.)
- Depois do objetivos as experiências profissionais
- Atualize o seu linkedin
Comunicação
A comunicação é o ponto de partida importante pois é a forma como você se comunica, transmite as suas ideias e “se vende” em um processo seletivo. Ter uma boa comunicação é relevante para não deixar dúvidas sobre quem você é.
Entrevista
- Procure conhecer a empresa que você se candidatou, verifique se os valores e cultura estão alinhados ao que você acredita, utilize o Linkedin, Glassdoor, Instagram e outras mídias para ver o que outras pessoas estão falando a respeito da empresa que você deseja entrar;
- Mantenha-se atualizado;
- Caso seja feita virtualmente, mantenha o nível com a vestimenta e tente estar em um local tranquilo, onde você possa ouvir e ser ouvido, verifique se não há nenhum problema de conexão com a internet e procure ambientes claros, com luz natural;
- No caso de entrevistas presenciais: tente chegar um pouco mais cedo para que não haja nenhum imprevisto;
Qualidades e pontos a desenvolver
Como responder quando o(a) recrutador(a) pede para você citar “pontos positivos e pontos a serem desenvolvidos”? O autoconhecimento também ajuda muito a identificarmos esses pontos em nós mesmos, então busque fazer uma lista com competências que você acredita ser muito bom e competências que você ainda precisa desenvolver, se puder trazer exemplos, feedbacks recebidos e o que tem feito para desenvolver esses pontos, vai ser muito legal, porque mostra a(o) recrutador(a) que você se conhece e que também busca evolução contínua.
Trazendo exemplo às competências
É muito significativo que você traga exemplos para validar as suas competências, por exemplo: Você compartilhou na entrevista que trabalha muito bem em equipe, então traga exemplos de situações em que você se saiu bem trabalhando em equipe, e ah, mesmo que você nunca tenha tido experiências profissionais, traga situações de outros contextos, como a faculdade.
Dinâmica em grupo
- Seja natural