Pular para o conteúdo

Trabalho em equipe

Compartilhe

  1. Confie e seja confiável

Ninguém gosta de microgerenciar e de ser microgerenciado. Se comprometa com as suas entregas e entregue, sem que ninguém te cobre. Da mesma forma, também confie que a outra pessoa cumprirá com o que foi acordado no prazo estabelecido;

  1. Tenha visão sistêmica

Não só no Hiring Coders, mas na vida, se você olha só para o seu umbigo, a empresa não anda para a frente. É preciso ter foco no resultado que a equipe inteira quer alcançar. Isso pode significar fazer mais do que apenas o que foi combinado que você faria no início, assim como pode significar que você tenha que sair da sua zona de conforto e ajudar o amiguinho em algo que não seja tão familiar para você. Seja como for, tenha a noção no todo, de onde o grupo quer chegar e todos os esforços relacionados a esse objetivo.

  1. Don’t be an asshole

A gente até acha que isso é óbvio, mas não custa reforçar. Se você não concorda com a opinião alheia, argumente e defenda seu ponto de forma educada e respeitosa. Ouça os outros e colabore, entre em qualquer conversa disposta/o a mudar de ideia. Não suma, não invente desculpas, não atribua culpa.

  1. Tenha um propósito claro e tarefas mais claras ainda

Se comunicação não é o que você fala, e sim o que o/a outro/a entende, não adianta assumir que o óbvio não precisa ser dito. Motive seu grupo por um mesmo ideal e quebre este ideal em tarefas acionáveis que tornem impossível qualquer um não saber o que precisa ser feito a seguir. Isso poupa fôlego, acredite!

  1. Lembre-se de tudo que você já aprendeu e não se acomode

Tenha Growth Mindset, pensamento Lean, saiba técnicas de resolução de conflitos… Enfim, esses e outros assignments que você já viram e ainda verão aqui no Hiring Coders devem contribuir para tornar esse momento de trabalho em grupo mais fluído. Mas não se engane, o não saber não é desculpa para não fazer. No menor sinal de dúvida, procure, vá atrás, pergunte. Seja um/a eterno/a incomodado/a, sempre querendo mais informação, mais resultado.

Características de times disfuncionais:

  1. Ausência de Confiança

A percepção de que alguém se põe em frente a você sem máscara, coerentemente alinhado entre o que pensa, sente e como age, aumenta sua vontade e disposição para confiar.

  1. Medo de Conflito

Se tem algo que corrói as relações é o “faz de conta que estamos bem”.

  1. Falta de Comprometimento

Implica na falta de posicionamento claro. Você é capaz de lembrar de pessoas que falam, falam, falam e… qual é mesmo a posição delas? São a favor? Contra? Mais ou menos? Talvez?

  1. Evitar a responsabilização

A necessidade de evitar o desconforto interpessoal impede que os membros da equipe estabeleçam entre si uma cultura de prestação de contas.

  1. Desatenção para Resultados

A busca de objetivos individuais e de status pessoal corrói o foco no sucesso coletivo.

Deixe uma resposta