Coachability é a capacidade que uma pessoa tem de receber um feedback e usá-lo para melhorar sua performance. O ponto principal é conseguir absorver a mensagem passada e entender a crítica construtiva, usando isso a seu favor. Coachability não é uma habilidade técnica ou uma habilidade inerente. É mais que tudo, uma atitude mental. Pode ser definida pela nossa capacidade, desejo e abertura para olharmos para nosso desenvolvimento. Como recomendação de leitura, o livro de Carol Dweck, Mindset: A nova psicologia do sucesso trata deste assunto com maestria.
Adaptar o comportamento de acordo com o que foi recebido é a melhor maneira de estar aberto à evolução pessoal e profissional. Seja com um feedback positivo, ao entendermos o que está sendo feito bem para continuarmos agindo dessa maneira, ou um feedback negativo, onde podemos entender como melhorar.
Assim, ter coachability faz com que você sempre busque o melhor de si, como pessoa e como profissional, tendo um desempenho cada vez melhor. O primeiro passo é rever a sua recepção às críticas e feedbacks e trabalhar isso de forma que impacte positivamente nos seus resultados. É muito importante identificar a habilidade coachability nos seus funcionários, especialmente na hora da contratação. Ter funcionários com essa característica subentende um crescimento contínuo da equipe, já que o colaborador vai aplicar isso ao seu trabalho.
Possuir coachability faz com que você esteja aberto à evolução. Também significa que você tem um espírito competitivo, não é orgulhoso demais e está sempre buscando ter o melhor desempenho, bem como gerar os melhores resultados para o seu time. O nível de coachability, é ainda determinado pela capacidade emocional de suportar as observações construtivas e as provocações feitas por um(a) Coach.
Isso exige que tenhamos um olhar apreciativo, sem perder o nosso espírito positivo e sem diminuir nossas automotivação e energia. Adicionalmente, podemos pensar em coachability observando nossa capacidade de nos adaptarmos e melhorarmos, conforme cada situação de vida, seja pessoal ou profissional.
5 dicas para exercitar coachability
- Seja mais aberto a feedbacks O universo de vendas e a interação entre as pessoas mudam o tempo todo. Os principais autores de vendas estão sempre tendo novos insights e coletando mais informações de um grande número de parceiros. Ou seja, sempre existe uma nova informação que pode ser aplicada à sua realidade. Estar aberto a feedback não é mais aconselhável, é uma necessidade do vendedor moderno. Feedbacks, planos de estudos e conversas com o coach são essenciais para conseguir acompanhar as metas e o curso da empresa sem ficar para trás. Por isso, pare de ficar na defensiva e comece a acreditar que o seu gerente de vendas realmente quer te ajudar a ser o melhor profissional possível!
- Escute o feedbacks e faça mudanças (rapidamente) Além de estar aberto a receber feedback, um ponto essencial de ter coachability é conseguir fazer mudanças e colocar em prática as estratégias traçadas rapidamente. Isso não só demonstra empenho em melhorar os resultados a cada e-mail enviado e call realizada, mas também consegue impactar rapidamente os resultados do seu pipeline. Ao fazer estes ajustes de forma constante, as reuniões de coaching tornam-se cada vez mais eficientes e você, como profissional, tem mais oportunidades de crescimento.
- Seja humilde Por quê? Um pessoa humilde sabe que tem pontos a melhorar e é capaz de ouvir críticas difíceis, mesmo que construtivas. Assim, será mais fácil conseguir absorver os feedbacks e realizar as mudanças. Já uma pessoa orgulhosa e confiante escuta críticas com mais dificuldade e as mudanças podem ser mais lentas e demoradas. Por isso, seja humilde!
- Leia e vá atrás de suas próprias referências Coachability também tem haver com iniciativa. Claro que você tem que estudar as referências indicadas pelo seu gerente, mas indicar leituras e estudar por si só vai demonstrar proatividade e interesse na sua área de atuação, ou do setor da sua empresa. Esse é aquele diferencial que pode te destacar dos outros vendedores do seu time, gerando maiores chances de crescimento.
- Aproveite ao máximo o coaching e leve suas próprias aspirações profissionais Para ser eficiente, o coaching deve ser alinhado com suas próprias aspirações profissionais e isso terá um grande impacto na sua coachability, empenho e motivação. Durante as reuniões de alinhamento, converse com o seu coach e alinhe objetivos e aspirações.
A coachability define quem sai e quem permanece na equipe?
A coachability é muito mais uma competência social e humana do que técnica. Aprender a aplicar um GPCT, por exemplo, é técnico e relativamente fácil de reproduzir em escala para que todos os vendedores consigam aplicar. Por outro lado, é complexo educar e exigir que os vendedores acreditem no processo de adaptabilidade e evolução como forma de melhorar processos e resultados pois isso é muito pessoal e cultural. É preciso que isso já esteja no DNA do vendedor ou que ele se proponha a ter mais coachability.
Portanto, um vendedor que naturalmente tenha coachability ou que se esforce logo de cara para alcançá-la é algo que irá brilhar os olhos do gestor, pois ele sabe que um profissional com essas competências é mais raro e menos complexo do que aqueles com aspectos técnicos e processuais mais fáceis de serem absorvidos.