Nesta quarta-feira, 2 de abril, o Memorial Padre Tércio, em Caicó (RN), será palco de uma sessão cinematográfica de forte relevância histórica e social. A mostra “Cinema & Ditadura” reúne produções que abordam o período da ditadura civil-militar no Brasil, promovendo reflexão e memória por meio da linguagem audiovisual.
A programação conta com três curtas-metragens que se debruçam sobre os impactos do regime autoritário e suas marcas na sociedade: Praça de Guerra, de Ed Junior; Codinome Breno, de Manoel Batista; Ladário, também de Ed Junior.
Filmes da Sessão Cinema & Ditadura
Praça de Guerra
Um grupo de jovens resolve criar, nos anos 1960, um foco de guerrilha na zona rural de Catolé do Rocha/PB. Pensando enfrentar o coronelismo local e a ditadura civil-militar, dedicam-se a atividades como a montagem de armas artesanais. Ao serem descobertos, alguns desses jovens foram condenados a presos pelas forças de repressão. Agora, fazem um balanço de suas experiências.
Codinome Breno
A memória possui gavetas que escondem partes do nosso passado, mas o medo e a saudade nos impedem de acessá-las. Para reconstruir o mosaico de memórias familiares, Manoel busca através da origem do nome de seu irmão, dos objetos da família e dos relatos dos amigos mais próximos, as peças que faltam nesse quebra-cabeça. A busca por esse nome termina por descortinar passagens da ditadura militar no Brasil.
Ladário
Fugindo da repressão militar, João Roberto se refugia em Catolé do Rocha/PB. Em outubro de 1969 seu corpo é encontrado no açude de uma pequena comunidade rural da cidade, vítima de suposto afogamento.
Programação
Com início marcado para 19h, a exibição é gratuita e aberta ao público. Após a sessão, haverá um bate-papo com o cineasta Ed Junior, realizador de dois dos filmes apresentados, proporcionando ao público um momento de troca e aprofundamento sobre os temas abordados nas obras.
A iniciativa integra a agenda do Cineclube do Memorial Padre Tércio, realizada pela Associação dos Ex-Alunos do CDS com apoio da Agência Referência e do Curta Caicó. O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMECE), Município de Caicó, Ministério da Cultura e Governo Federal.