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Feedback para Equipes Remotas

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O objetivo de fornecer feedback é mostrar para alguém a percepção sobre seu comportamento e como pode afetar o comportamento e percepção das pessoas ao redor.

Segundo Tavares e Tavares (2017), a principal finalidade do feedback é ampliar a consciência e direcionar as escolhas da pessoa que o recebe, pois provê informações necessárias para a reflexão e possíveis mudanças.

  1. O feedback é SEMPRE um presente. Não existe feedback positivo ou negativo, é sempre algo positivo você ter a oportunidade de se desenvolver e alcançar melhores resultados.
  2. Estruturando o feedback. Usando o Modelo SCI, para estruturar a conversa de feedback, de forma que não seja algo abstrato, trazendo contexto, comportamento observável e o impacto provável, além de ajudar bastante a não ter vieses de julgamento.
    Modelo SCI:
     S = Situação / C = Comportamento / I = Impacto.

    CASO 1: “João, você é muito desorganizado e não leva as coisas a sério, não trouxe a planilha que foi solicitada.”
    S = João, esta manhã, durante a reunião sobre benefícios.
    C = você não levou a planilha que foi solicitada.
    I = isso pode impactar no resultado do projeto, uma vez que precisávamos da planilha.

    Também poderíamos usar o modelo SAIA, que é igual ao SCI, mas tem o adicional de termos um Acordo no final, ou seja, acordar sobre o ponto de desenvolvimento seja da fortaleza ou da melhoria. O que pode ser feito para mudar o comportamento no futuro?
  3. O feedback vai doer, mas também vai SARAH. Existe um processo após o feedback que as pessoas experienciam, que é chamado de SARAH, ou seja, as etapas que passamos são:
  • S = Surpresa – Se não estamos preparados para ouvir ou sequer havíamos notado tal comportamento que poderia ser diferente, surge aquela sensação de congelamento, onde ocorre a sensação de surpresa. O ideal é que quando receber um feedback, apenas ouça, sem justificar. Busque aceitar e ficar num estado de serenidade frente àquele comportamento evidenciado recentemente.
  • A = Angústia – A verdade dói, seja emocional ou física (dor de cabeça, sensação de aperto no peito, etc). Não é fácil perceber que não mandamos bem em determinado momento. Mas tudo bem, ninguém é perfeito. Durante essa etapa, não aceitar o que está sendo dito pode ser uma atitude de quem recebe o feedback. Então respire fundo e absorva o feedback, não é uma boa ideia o rejeitar.
  • R = Rejeição e Razão – A rejeição é comum, sinta o que isso significa para você, porque dói e por qual motivos está rejeitando. Em seguida, seja maduro e agradeça pelo feedback, como dissemos, ele é um presente valioso para você e nem sempre temos oportunidade de enxergar algo não muito bom e melhorarmos de forma consciente. Diga obrigado pela disponibilidade e maturidade da pessoa ao te dar o feedback. Nada que uma (ou mais) reflexão ou uma boa noite de sono não resolva.
  • A = Aceitação – Neste momento a ficha começa a cair e você enxerga que realmente agia de forma inadequada ou poderia agir de outra forma, buscando um resultado de maior performance. Com certeza, se você está recebendo aquele feedback, é porque foi algo que outras pessoas notaram e pode ter tido um impacto não satisfatório.
  • H = Honest Effort ou Help (ajuda) – Nessa etapa que acontece após a aceitação, é o momento de buscar ajuda, de forma humilde e honesta, com o objetivo de melhorar aquele comportamento que não vem lhe trazendo bons resultados, seja na vida profissional ou pessoal. Seja ativo na busca do seu desenvolvimento, encare como uma oportunidade de melhoria e corra atrás dela. Seja o protagonista do seu sucesso!

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