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Kaizen

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Conceito para que as organizações articulem todo o seu quadro de funcionários de maneira simples em busca da melhoria focada de seus processos e serviços. Melhoria descentralizada colocada por todos num sistema simples.

Características do Kaizen

  • Ser alinhado com os interesses da organização;
  • Ser colaborativo, envolvendo todos;- Ser focado no Gemba (lugar onde o trabalho acontece, também conhecido como chão de fábrica);
  • Permitir o desenvolvimento sincero das pessoas junto com o desenvolvimento dos processos; 
  • Produzir ganhos reais e palpáveis para as organizações (portanto, serem mensuráveis).

Por que usar um Kaizen?

  • Melhoria dos indicadores impactados pelas iniciativas de melhoria;
  • Inclusão do pessoal do Gemba nas iniciativas de melhoria;
  • Disseminação de uma cultura de melhoria na empresa;
  • Melhoria do clima organizacional no longo prazo;
  • Criação de lideranças que entendam sobre melhoria contínua no Gemba.

Implantação do Kaizen

  • Um sistema que gere iniciativas que impactem indicadores de qualidade, produtividade, etc.;
  • Um sistema que promova o crescimento individual dos colaboradores;
  • Um sistema que fomente a melhoria contínua;
  • Minimizar impactos negativos.

Gestão da Rotina no Gemba

  • Incentivar um foco bem definido e mensurável , isto é, um indicador e uma meta de melhoria;
  • Coletar as anomalias do dia a dia , ou seja, aquilo que nos impede de atingir a meta;
  • Promover que a solução aconteça no Gemba;
  • Disciplina para repetir e repetir e repetir;

Reunião de abertura

  • Retrospectiva do último turno;
  • Apresentar a programação do turno;- Comentar status da meta;
  • “Há algum problema que vocês veem na programação? Assim é possível buscar contingências.
  • “Todos entendem o plano e o status da meta?
  • Abertura dos trabalhos.

Reunião de fechamento

  • Retrospectiva do turno;
  • Apresentar produção;
  • Comentar status da meta;
  • Refletir sobre o desempenho do turno;
  • Coletar anomalias e registrá-las;
  • Coletar sugestões de melhoria dos operadores (Programa de Sugestão)

Coletar Ideias

É o ponto central dos programas. É necessário que:

  • Impactem indicadores importantes para a organização (Foco);
  • Possam ser desenvolvidas no Gemba e que sejam incentivadas pela liderança (Tempo);
  • Tenha suporte na sua elaboração pela liderança local ou equipes de apoio (Método);
  • Maneiras de coletar ideias:
    • Sistemas de sugestão contínua (todo colaborador pode colocar uma ideia a qualquer momento via sistema) – bom, contanto que haa maneiras de garantir o foco;
    • Indicação de ideias pelos gestores (só os gestores podem levar iniciativas à comissão avaliadora) – mais fácil de garantir o foco, porém menos fluxo;
    • Ideias são submetidas em uma competição – bom no quesito tempo;
  • Faça propaganda do seu programa! A eficiência da divulgação irá impactar no número de sugestões recebidas;
  • Trabalhe no convencimento dos líderes – eles irão disseminar a palavra;
  • Trabalhe no reconhecimento de maneira enfática das primeiras iniciativas – Elas serão a chave pro sucesso de longo prazo;
  • Forneça apoio;
  • É preciso que a comunicação esteja em todo lugar;

Classificar Ideias

  • O que são ideias mais complexas (Kaizen de processo) e o que são ideias mais simples (quick wins);
  • É possível criar categorias distintas para cada ideia;
  • Crie critérios bem definidos para comprara ideias;
  • Treine os avaliadores para ter consenso de pontuação dessas ideias;

Critérios para aplicar ideias

  • Impacto proposto no indicador ou financeiro;
  • Alinhamento com a liderança imediata;
  • Clareza na apresentação da ideia;
  • Inovação e simplicidade;
  • Prazo de implementação ou rapidez proposta para implementação;
  • Impacto na segurança (EHS), clima organizacional e outros indicadores;
  • Compliance.
Marcações:

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