Conceito para que as organizações articulem todo o seu quadro de funcionários de maneira simples em busca da melhoria focada de seus processos e serviços. Melhoria descentralizada colocada por todos num sistema simples.
Características do Kaizen
- Ser alinhado com os interesses da organização;
- Ser colaborativo, envolvendo todos;- Ser focado no Gemba (lugar onde o trabalho acontece, também conhecido como chão de fábrica);
- Permitir o desenvolvimento sincero das pessoas junto com o desenvolvimento dos processos;
- Produzir ganhos reais e palpáveis para as organizações (portanto, serem mensuráveis).
Por que usar um Kaizen?
- Melhoria dos indicadores impactados pelas iniciativas de melhoria;
- Inclusão do pessoal do Gemba nas iniciativas de melhoria;
- Disseminação de uma cultura de melhoria na empresa;
- Melhoria do clima organizacional no longo prazo;
- Criação de lideranças que entendam sobre melhoria contínua no Gemba.
Implantação do Kaizen
- Um sistema que gere iniciativas que impactem indicadores de qualidade, produtividade, etc.;
- Um sistema que promova o crescimento individual dos colaboradores;
- Um sistema que fomente a melhoria contínua;
- Minimizar impactos negativos.
Gestão da Rotina no Gemba
- Incentivar um foco bem definido e mensurável , isto é, um indicador e uma meta de melhoria;
- Coletar as anomalias do dia a dia , ou seja, aquilo que nos impede de atingir a meta;
- Promover que a solução aconteça no Gemba;
- Disciplina para repetir e repetir e repetir;
Reunião de abertura
- Retrospectiva do último turno;
- Apresentar a programação do turno;- Comentar status da meta;
- “Há algum problema que vocês veem na programação? Assim é possível buscar contingências.
- “Todos entendem o plano e o status da meta?
- Abertura dos trabalhos.
Reunião de fechamento
- Retrospectiva do turno;
- Apresentar produção;
- Comentar status da meta;
- Refletir sobre o desempenho do turno;
- Coletar anomalias e registrá-las;
- Coletar sugestões de melhoria dos operadores (Programa de Sugestão)
Coletar Ideias
É o ponto central dos programas. É necessário que:
- Impactem indicadores importantes para a organização (Foco);
- Possam ser desenvolvidas no Gemba e que sejam incentivadas pela liderança (Tempo);
- Tenha suporte na sua elaboração pela liderança local ou equipes de apoio (Método);
- Maneiras de coletar ideias:
- Sistemas de sugestão contínua (todo colaborador pode colocar uma ideia a qualquer momento via sistema) – bom, contanto que haa maneiras de garantir o foco;
- Indicação de ideias pelos gestores (só os gestores podem levar iniciativas à comissão avaliadora) – mais fácil de garantir o foco, porém menos fluxo;
- Ideias são submetidas em uma competição – bom no quesito tempo;
- Faça propaganda do seu programa! A eficiência da divulgação irá impactar no número de sugestões recebidas;
- Trabalhe no convencimento dos líderes – eles irão disseminar a palavra;
- Trabalhe no reconhecimento de maneira enfática das primeiras iniciativas – Elas serão a chave pro sucesso de longo prazo;
- Forneça apoio;
- É preciso que a comunicação esteja em todo lugar;
Classificar Ideias
- O que são ideias mais complexas (Kaizen de processo) e o que são ideias mais simples (quick wins);
- É possível criar categorias distintas para cada ideia;
- Crie critérios bem definidos para comprara ideias;
- Treine os avaliadores para ter consenso de pontuação dessas ideias;
Critérios para aplicar ideias
- Impacto proposto no indicador ou financeiro;
- Alinhamento com a liderança imediata;
- Clareza na apresentação da ideia;
- Inovação e simplicidade;
- Prazo de implementação ou rapidez proposta para implementação;
- Impacto na segurança (EHS), clima organizacional e outros indicadores;
- Compliance.