Pular para o conteúdo

O que é o Moodle

Compartilhe

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment / Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objeto) é um sistema de Internet que concentra um conjunto de ferramentas de gerência pedagógica e administrativa de cursos, bem como um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Possui uma estrutura que permite usar ferramentas para criar áreas específicas e, também, facilitar o acesso dos alunos. Pode ser utilizado em diversos níveis da educação formal e da educação informal, tanto para atender um curso na modalidade a distância quanto dando suporte às atividades de cursos presenciais.

O Moodle foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas e é uma plataforma de aprendizagem de código aberto utilizada mundialmente. De acordo com informações disponíveis no site moodle.com, existem mais de 224 milhões de usuários no mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=3ORsUGVNxGs&feature=emb_imp_woyt

Ambiente Virtual de Aprendizagem é um espaço caracterizado por uma interface que reúne diversas ferramentas computacionais que proporcionam a disponibilização de conteúdo, realização de atividades e interação entre as pessoas.

O AVA, sendo um recurso de imensas possibilidades na educação de modo geral, na Educação a Distância (EaD) tem produzido seus maiores impactos, possibilitando às pessoas estarem reunidas em uma sala on-line, com acesso a vários recursos disponíveis, tais como: textos, fóruns, chats, mensagens, vídeo, som, imagem, etc.

Funcionalidades do Moodle

As principais funcionalidades de caráter técnico do Moodle são as seguintes:

  • Código aberto: O código-fonte aberto garante que você possa possuir seu site e seu conteúdo em seus próprios termos;
  • Integração total: Possui recursos avançados de administração para integrá-lo perfeitamente a qualquer situação e com plataformas e serviços como, por exemplo, o sistema acadêmico de uma instituição de ensino;
  • Customizável: Interface moderna que pode ser personalizada por meio de temas e configurações para adaptar o site às necessidades da organização dos alunos;
  • Extensível: Milhares de plugins gratuitos criados pela comunidade estão disponíveis adicionando novas funcionalidades para apoiar alunos, professores e administradores;
  • Acessibilidade: É possível criar conteúdo multimídia com suporte total para todos os alunos, seguindo os padrões comuns de acessibilidade, e adicionar plugins que permitem maior acessibilidade;
  • Utilização em dispositivos móveis: Uso compatível em dispositivos móveis (telefones, tablets e laptops) com funcionalidade para os alunos;
  • Analytics e acompanhamento: Permite monitorar os alunos com acompanhamento de conclusão aprimorado e planos de aprendizado personalizados, criados a partir de estruturas de competências e objetivos de aprendizado;
  • Aprendizagem colaborativa: É possível promover atividades colaborativas utilizando diversos recursos, tais como mensagens, fóruns, atividades em grupo e experiências colaborativas diversas.
  • Acesso restrito: login e senha pessoal fornecidos, individualmente, no início do curso;
  • Módulos: conteúdos disponibilizados, organizados e distribuídos;
  • Ferramentas interativas e colaborativas: Fórum, Chat, Glossário, Wiki;
  • Ferramentas de avaliação: exercícios on-line de múltipla escolha, relacionamento de colunas, resposta numérica, resposta breve, banco de questões, verdadeiro ou falso e de preenchimento de lacunas, com correção automática, nota e gabarito;
  • Ferramentas de monitoramento: Tarefa, Pesquisas de Opinião, Avaliação do Curso, Lição e Enquete.
  • Utilização controlada e gerenciamento de acesso: Relatório de atividades com apresentação gráfica e em formato de lista.

A aprendizagem pode ser facilitada pelas colaborações e reflexões críticas dos participantes sobre diversos assuntos, com mediação dos professores, o que promove a interação e integração entre todos.

Os recursos disponíveis no Moodle podem ser aplicados como opção a uma educação virtual ou como suporte a atividades presenciais. Sua interface é clara e simples, compatível com qualquer navegador da Internet, o que facilita seu uso, inclusive para as pessoas inexperientes ou com pouco conhecimento de tecnologias digitais.

Além das funcionalidades que incluem recursos e atividades “nativos” do Moodle, o diretório do site Moodle.org disponibiliza diversos plugins adicionais que podem ser instalados de acordo com a necessidade dos usuários.

Um Plugin é simplesmente um programa de computador mais leve que pode ser adicionado para atender uma função específica e pontual. Por exemplo: o Bloco “Barra de Progresso” é um plugin que permite ao aluno visualizar, de forma gráfica em um bloco lateral, o seu progresso no curso. Este plugin também permite ao professor visualizar o relatório de todos os alunos de forma visual mais interessante do que no relatório padrão do Moodle.

Vantagens de utilizar o Moodle

Algumas das principais vantagens de se utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem são as seguintes:

  • Maior comodidade e flexibilidade com relação a horários e lugares:
  • Comodidade: suas atividades podem ser executadas em casa, no trabalho, na instituição de ensino ou em qualquer outro lugar de maior conveniência. Com a quebra das barreiras geográficas, a interação pode ser efetuada sem a necessidade de encontros com a presença física entre os participantes.
  • Flexibilidade: Cada participante pode atuar em ritmo próprio e em horário de sua preferência, sem prejudicar o intercâmbio de conhecimento, pois as ferramentas existentes em EaD permitem uma troca eficiente de informações, pela sala de chat, dos fóruns ou dos emails.

Papéis no Moodle

O Moodle possibilita a inscrição dos usuários com diversos tipos de papeis, cada qual com diferentes possibilidades de acesso e permissões na execução das mais variadas atividades no ambiente.

Tanto a nomenclatura quanto as permissões de cada papel no Moodle podem variar de acordo com a política e determinação dos administradores de cada instituição. Todos os papeis são customizáveis e novos papeis podem ser criados, conforme a necessidade da instituição.

Vejamos a seguir um resumo das permissões e funcionalidades usadas no Cefor/Ifes:

  • Administrador: É aquele que administra todo o ambiente, pode ativar e desativar todos os demais perfis. Possui todos os poderes de gestão do sistema;
  • Professor Formador ou Conteudista: Edita o conteúdo inserindo, apagando e modificando qualquer conteúdo ou configuração de um curso. Faz a gestão da disciplina e coordena os professores mediadores (tutores).
  • Professor Mediador ou Tutor a Distância: Professor que administra as rotinas de tutoria do curso: dar notas às tarefas dos alunos, monitorar atividades realizadas, participar dos fóruns e promove a mediação entre os alunos de maneira geral;
  • Tutor Presencial: Professor que acompanha as atividades presenciais desenvolvidas pelos alunos nos polos de apoio presencial. Este trabalha em conjunto com o Professor Mediador.
  • Aluno/Estudante: É um participante inscrito em um curso. Realiza as atividades propostas e colabora com os colegas no processo de aprendizagem. Alguns exemplos de atividades: responde a questionários, acessa o conteúdo, discute por meio de mensagens nos fóruns e opina por meio de enquetes, além de realizar diversas outras atividades.

Recursos

Os recursos disponíveis podem variar de acordo com a versão do Moodle e plugins instalados em cada site.

A seguir apresentamos um breve resumo sobre cada um dos recursos disponíveis:

  • Arquivo: Permite disponibilizar um arquivo (em vários formatos) diretamente na semana ou tópico do curso, para visualização e/ou download pelos participantes.
  • Conteúdo do pacote IMS: Permite a reunião de vários conteúdos em um único pacote de arquivos com extensão ZIP, muito utilizado na construção de Objetos de Aprendizagem (OA).
  • Livro: Normalmente utilizado para material textual. Exibe conteúdos divididos por capítulos e subcapítulos. Pode conter textos, links de sites/vídeos, imagens e outros elementos multimídia no intuito de torná-lo mais interativo.
  • Página: Exibe uma página (semelhante a uma página Web) que pode conter textos, links de sites/vídeos, imagens e outros elementos multimídia.
  • Pasta: Exibe uma pasta com vários arquivos, para consulta ou download pelos participantes. É utilizada para agrupar arquivos em local único, sem “poluir” a tela principal.
  • Rótulo: Permite inserir textos, imagens e vídeos no meio dos links de uma semana ou tópico, ou seja, na tela principal. Pode ser utilizado como cabeçalho ou separador para melhor organização da sala no Moodle.
  • URL: Disponibiliza um link para uma página da Internet.

Atividades

As atividades disponíveis podem variar de acordo com a versão do Moodle e plugins instalados em cada site. Exploramos algumas atividades nativas de nível básico, conforme você verá ao longo deste material.

A seguir apresentamos uma breve descrição de cada atividade disponível no Moodle:

  • Base de dados: Permite aos participantes criar, manter e pesquisar uma coleção de itens (ou seja, registros). A estrutura dos itens é definida pelo professor como uma quantidade de campos. Os tipos de campo incluem caixa de seleção, botões de rádio, menu dropdown, área de texto, URL, imagem e arquivo enviado.
  • Chat: Possibilita conversação síncrona (tempo real) entre os participantes.
  • Escolha: Permite ao professor fazer uma enquete e especificar opções de múltiplas respostas. Os resultados podem ser visualizados depois que os alunos responderam, ou após uma determinada data pré-configurada. Também utilizada para a organização de grupos.
  • Laboratório de avaliação: Possibilita a avaliação por pares de um trabalho sobre um tema escolhido, que pode ser um texto online, ou um arquivo enviado (pdf, vídeo, imagem, etc.), ou ainda ambos, podendo a avaliação ser feita pelo professor e pelos estudantes entre si, mediante um formulário de avaliação construído pelo professor.
  • Fórum: É uma discussão assíncrona (tempos diferentes) sobre temas escolhidos pelo professor ou pelos demais participantes. Pode ser um único tema ou vários
  • tópicos com temas diversos. É muito utilizada para debates e/ou para exposição de trabalhos/projetos.
  • Glossário: Possibilita criar uma lista de termos e respectivas definições, envolvendo o conhecimento partilhado e a colaboração sobre determinado tema.
  • Lição: É um conjunto de páginas que podem conter informações em vários formatos (texto, imagem, vídeo etc) para o aluno estudar e questões para serem respondidas ao longo da leitura.
  • Pesquisa: Permite ao professor criar uma pesquisa personalizada para obter feedback dos participantes usando uma variedade de tipos de questões, incluindo múltipla escolha, sim/não ou entrada de texto. Permite o anonimato do respondente.
  • Questionário: É um conjunto de questões de vários formatos. O mesmo é criado pelo professor, respondido pelo aluno e corrigido automaticamente pelo sistema (com base no gabarito e feedbacks previamente definido pelo professor). Pode configurar-se como uma atividade de auto-avaliação, uma lista de exercícios para verificação de aprendizagem, um teste rápido ou ainda uma prova virtual.
  • SCORM e AICC: são coleções de especificações que habilita interoperabilidade, acessibilidade e reusabilidade de conteúdo baseado na WEB, permitindo com que pacotes SCORM/AICC sejam incluídos no curso.
  • Tarefas: Permitem que os alunos submetam textos ou arquivos em vários formatos para avaliação pelo professor. As tarefas podem ser de envio de arquivo, de texto online ou off-line, dependendo da configuração escolhida. As tarefas off-line normalmente são utilizadas para registro de atividades presenciais ou que não requerem envio de texto ou arquivo.
  • WIKI: Ferramenta para construção colaborativa de textos.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile