Pular para o conteúdo

Como resolver problemas complexos

Compartilhe

Na correria da vida profissional, ocorrem problemas de diferentes tipos e graus de gravidade. Neste vídeo, Ryoichi Pennado do programa de liderança da Fundação Estudar, explica os principais tipos de problemas e as melhores estratégias para combatê-los.

O principal foco dado aos problemas complexos é que causa e efeito são interdependentes. “Falhas breves” podem ser recomendadas utilizando testes de curta duração e baixo impacto. Eles podem ser executados sem grandes prejuízos até que se encontre a melhor solução.

Resolver problemas complexos pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ajudar:

  1. Identifique e defina o problema: é importante compreender claramente o problema antes de tentar resolvê-lo.
  2. Gere ideias de solução: crie uma lista de possíveis soluções e avalie cada uma delas.
  3. Faça um plano: escolha a solução mais viável e crie um plano detalhado para implementá-la.
  4. Execute o plano: siga o plano e monitore o progresso para garantir que o problema esteja sendo resolvido de maneira eficiente.
  5. Avalie o resultado: depois que o problema foi resolvido, é importante avaliar o resultado para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado na próxima vez.

Lembre-se de que a resolução de problemas complexos pode ser um processo iterativo, o que significa que pode ser necessário voltar a etapas anteriores do processo se as soluções não forem bem-sucedidas.

Marcações:

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile