Copywriting é a técnica e o campo de atuação no qual são produzidos conteúdos e materiais de marketing com o objetivo final de convencer o leitor a realizar uma ação. O produto do Copywriting é o Copy, um tipo de redação produzida com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a marca e persuadir uma pessoa ou um grupo.
John Emory Powers foi primeiro Copywriter da história e nasceu em Nova York, em 1837.
A primeira coisa a ser feita para ter sucesso na publicidade é conseguir a atenção do leitor. Isso significa ser interessante. O próximo passo é manter a verdade, e isso significa corrigir o que está errado nos negócios do comerciante. Se a verdade não for revelada, corrija-a. Isso é tudo que existe.
John Emory Powers
Diferença entre Copywriting e marketing de conteúdo
Copywriting é uma técnica de redação pensada para levar o leitor, ou a persona, a tomar alguma ação. Copywriting é a comunicação persuasiva. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de criação e divulgação de conteúdos relevantes, para nutrir e educar o leitor.
Diferença entre copy de conteúdo e copy de conversão
Copy de conteúdo é estruturado para informar, educar e engajar a persona, sendo aplicado em blog posts, artigos, e-books e outros materiais ricos.
Copy de conversão é utilizado em peças publicitárias, textos de vendas e páginas de captura e tem como foco levar a persona a tomar uma ação.
Dicas para um bom copy
O copy deve destacar o que é relevante para a persona.
- Evite generalizações;
- Personalize a comunicação;
- Explore exemplos;
- Puxe um gancho para fatos atuais;
- Ataque nas emoções;
- Materialize a interação e imagine o leitor, ou a persona, recebendo o copy;
- O título deve indagar ou prometer algo: n maneiras de atrair mais clientes ou Revelamos o que você ainda não sabia sobre vegetarianismo;
- Utilize uma linguagem atemporal;
- Explore comparações;
Formula 1-2-3-4
- O que eu trouxe para você?
Tudo sobre o produto ou serviço - O que farei por você?
Desmembrar as vantagens do produto - Quem eu sou?
Falar sobre a empresa (autoridade) - Quais são os próximos passos?
Hora para o CTA
Fórmula PAS (Pain, Agitate, Solve)
- Identifique um problema;
- Explore esse problema;
- Apresente a solução.
4 Ps da Persuasão
- Promise — faça uma promessa
- Picture — apresente o cenário
- Proof — mostre a prova
- Push — revele o caminho
Títulos para copy
- A verdade sobre (x)
- Como ganhei mais de (R$ X) em (X) semanas
- Como ter (X) sem ter que (Y)
- O que ninguém te contou sobre (X)
- Você precisa conhecer (X)
- A fórmula que está revolucionando (X)
- Aviso: antes de você (X), leia isto
- (X) truques que vão (Y)
- (X) maneiras de (Y)
- Como a empresa (X) conseguiu (Y) com nosso (Z)
- Segredo revelado: desvendamos o mistério sobre (X)
- Pare e leia agora: (X)