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XP lança instituto para levar educação financeira a 50 milhões de pessoas

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A XP Inc. lançou o seu próprio instituto com o objetivo de, junto com a escola de educação financeira da XP, a Xpeed, levar educação financeira a 50 milhões de pessoas em dez anos.

O Instituto XP conta com um orçamento de R$ 20 milhões para o primeiro ano de atuação, em prol da construção de um ambiente educativo de finanças.

A proposta é que, a partir da disseminação de conteúdos gratuitos, o instituto estimule a mudança de certos hábitos brasileiros, como o de poupar pouco ou nada e de não fazer um orçamento familiar.

O público-alvo da iniciativa são pessoas com pouca instrução formal e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

A meta é que o instituto consolide ações que já vinham sendo encaminhadas pela XP, como o programa Juntos Transformamos, que durante a pandemia conseguiu impactar 1,3 milhão de pessoas doando mais de R$ 30 milhões para ONGs no país.

O instituto ainda apoiará a educação de base, com projetos focados na formação de professores das escolas públicas, principalmente em relação à educação financeira. A meta é impactar 1 milhão de professores nos primeiros dois anos.

O Instituto XP vai consolidar ações feitas ou apoiadas pela empresa nos últimos anos. É o caso, por exemplo, do programa Juntos Transformamos, que arrecadou e doou R$ 33,8 milhões no período da pandemia, impactando 1,3 milhão de pessoas.

Além disso, a entidade nasce com uma série de projetos planejados, como uma premiação para reconhecer pessoas que lidam com o tema da educação financeira. “Também queremos implantar projetos que promovam a inclusão, capacitando e dando ferramentas para a entrada no mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo”, afirma Marta.

A entidade vai se voltar à educação de base, com projetos de formação para professores das escolas públicas, que atendem 48 milhões de estudantes do ensino básico. A meta é alcançar 1 milhão de professores nos dois primeiros anos.

Para jovens em situação de vulnerabilidade social, a proposta é oferecer atendimento presencial em 70 polos educacionais, chegando a 100 mil beneficiados também em dois anos. Está prevista ainda a criação de um programa de voluntariado corporativo para colaboradores XP Inc. e agentes autônomos.

Inserido na área de ESG da XP Inc., o Instituto será liderado por Marcella Coelho, head de Impacto Social da empresa. Os projetos passarão inicialmente pelo crivo de um comitê composto por colaboradores da XP Inc. com 50% de participação de mulheres e representantes de diversas áreas e níveis hierárquicos, membros independentes externos e o próprio Benchimol.

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