Facilitar significa tornar algo mais fácil. Na prática da liderança, a facilitação é exercida como o nome já sugere: facilitando processos, procedimentos e relações de um determinado grupo com a finalidade de, assim, engajar o time a alcançar resultados. Isso se faz despertando habilidades e conhecimentos já existentes em um grupo, facilitando diálogos e fomentando discussões.
O objetivo principal do/a líder facilitador/a é incentivar a construção coletiva do grupo. Para tanto, a liderança deve blindar suas pessoas lideradas de possíveis impedimentos, obstáculos e dificuldades que possam surgir no meio do processo.
Enquanto o modelo clássico de liderança entende que a/o líder deve ocupar uma posição de poder, repassando sua habilidade técnica às suas pessoas lideradas, no modelo de facilitação entende-se que a/o líder deve promover um espaço de diálogo saudável, seguro e respeitoso para o grupo em um modelo horizonta
Para instigar a supracitada discussão coletiva, algumas técnicas se tornam relevantes:
Perguntas facilitadoras
Quanto mais aberta a pergunta, maior o leque de possibilidade de respostas e portanto, maior o incentivo a discussão: “Por quê?”, “Como?”, “Por que essa decisão?” são exemplos de perguntas facilitadoras.
Escuta ativa
A/O líder facilitador/a deve estar atenta/o a todas opiniões lançadas dentro da discussão de maneira neutra, absorvendo todos os pontos com imparcialidade e conduzindo a um resultado que seja alcançado coletivamente, baseado no critério de decisão escolhido pelo grupo.
Mediação
Mediar possíveis conflitos que possam surgir de maneira neutra, entendendo que não há lados e sim diferentes pontos de vista que devem ser amarrados de maneira a conduzir a um resultado final.
Empatia
Conhecer o grupo como um todo e instigar a relação para que todos se conheçam. Essa proximidade facilita o processo de construção de vínculo e confiança, promovendo a conexão entre os pares, a empatia e a conexão entre integrantes.
Um caminho possível para que uma construção de conhecimento seja feita de maneira coletiva é seguindo os seguintes passos:
Objetivo: qual é o resultado esperado da ação desse grupo?
Acordos de time: pontos de consenso, regras e acordos.
Diagnóstico: quais são os problema e as dores desse desafio a ser solucionado?
Critérios de decisão: Qual técnica o grupo irá usar para a tomada de decisão?
Soluções Possíveis: Dado o diagnóstico, quais são as soluções possíveis?
Análise e expectativa de retorno: Qual é a hipótese do impacto das decisões? Qual resultado esperado?
Decisão: Estratégia, planos de ação, encaminhamentos.
Para a execução do assignment em grupo em que terão mais pra frente, vocês deverão eleger um/a líder facilitador/a. Essa pessoa será responsável por ser a porta voz do grupo, incluindo tarefas como as de:
Reportar demandas do grupo ao time Gama;
Mediar conflitos;
Submeter as entregas no sistema;
Incentivar e engajar seus pares caso haja desinteresse/negligência;
Instigar a construção coletiva.