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O que é didática?

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O significado do que é didática é a técnica utilizada para facilitar a aprendizagem. A Didática passou por um longo processo evolutivo, suas questões e implicações sempre fazem parte do cenário educacional.

A didática vem ocupando estudos e pesquisas acerca dos processos de ensino e de aprendizagem, que envolvem técnicas da ação docente.

Busto de Comenius

Na Grécia já se empregava o termo didaktiké, definido como a técnica de ensinar. Mais tarde, João Amos Comenius (Jan Amos Komenský),em sua obra Didática Magna – Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, escrita entre os anos 1627 e 1657, realizou enormes avanços na definição moderna de Didática.

Livro Didática Magna

Comenius (1592 – 1670) deu um novo significado à Didática, com o postulado de ensinar “tudo a todos totalmente” (Omnes Omnia Omnimo), um pensamento inovador para a época.

a arte de ensinar tudo a todos

Comenius, 1592 – 1670

Para Comenius, todos eram dotados da capacidade de aprender, e, pela brevidade da vida na Terra, esse aprendizado deveria começar na infância e se prolongar até a vida adulta, sendo a aprendizagem um processo de experimentação do mundo. 

Como crítico do processo educacional da época, Comenius acreditava na necessidade de um método para estimular o interesse pelo ensino que não fosse pela disciplina imposta pelos castigos ou pela violência, mas que respeitasse etapas e fases do desenvolvimento da criança, cabendo ao professor, no uso do método didático, saber preparar e estimular os alunos para a aprendizagem. 

A Didática é a disciplina da educação, que tem como objetivo desenvolver técnicas que possibilitem a aprendizagem do aluno pela orientação do professor. Permitir a aprendizagem dos saberes e fazeres-saberes desenvolvidos pela humanidade é o que mobiliza os desafios dessa área.

É, portanto, atribuição da Didática investigar os processos e modos de efetivar a educação formal por meio do ensino, como mediadora das relações entre os seguintes elementos:

  • Professor;
  • Estratégias Metodológicas;
  • Contexto da Aprendizagem;
  • Disciplina (matérias ou conteúdo);
  • Aluno;

Etapas das ações envolvendo didática

Planejamento

Inclui: a seleção dos objetivos educacionais e dos “saberes” (sejam eles técnicas, conceitos, contextos…); a escolha das melhores estratégias de ensino para promover a aprendizagem destes, a reflexão inicial sobre aqueles a quem queremos ensinar, as melhores formas de avaliação, entre outros.

Mediação

É o momento do ensino efetivo, quando há interação entre estudante e docente e quando as estratégias de ensino são implementadas. O que está em jogo aqui são as formas de comunicação, de orientação dos estudantes, de motivação, de acompanhamento do seu percurso…

Avaliação didática

Como veremos, a avaliação pode ter diversas funções, desde diagnosticar motivação e conhecimentos prévios dos estudantes, como orientar o processo de ensino na direção mais adequada possível ou ainda direcionar o estudante para uma etapa futura de aprendizagem ou de encerramento dos estudos.

Diretrizes didáticas

Comenius ainda destaca alguns cânones acerca da aprendizagem das técnicas, também chamadas de artes:

  • Aprenda a fazer fazendo;
  • Façam-se sempre os trabalhos segundo determinada forma e norma;
  • Mostre-se o uso dos instrumentos, mais com a prática que com palavras, isto é, mais com exemplos que com regras;
  • O exercício deve começar com os primeiros rudimentos, e não com as obras acabadas;
  • Os primeiros exercícios dos principiantes sejam acerca de matéria conhecida;
  • A princípio, a imitação faça-se segundo a forma prescrita; depois, poderá ser mais livre;
  • O modelo a imitar seja o mais perfeito possível, para que, se alguém consegue imitá-lo bem, possa ser considerado perfeito na sua arte;
  • O primeiro esforço de imitação seja o mais aprimorado possível, para que se não afaste do modelo nem sequer no mínimo pormenor (isso naturalmente, nos limites do possível);
  • O erro seja corrigido pelo professor que assiste à lição, mas acrescentando as observações, a que chamamos regras e exceções às regras;
  • Exercícios de síntese devem ser feitos antes dos de análise;
  • Esses exercícios devem ser continuados, até que tenham criado o hábito da arte. Efetivamente, só a prática faz os artistas.
livro Didática Profissional

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