Pular para o conteúdo

Storytelling

Compartilhe

magic open book of fantasy stories

O Storytelling envolve a persona ao contar uma história. Benefícios do storytelling no copy permite a identificação, jornada e emoção. Seja criativo no storytelling, não romantize exageradamente e fuja dos clichês.

Um elemento que merece atenção em todas as histórias é que elas são feitas de altos e baixos. Quando você pensa que está tudo bem, algo acontece. Essa oscilação cria uma dinâmica na narrativa, que, associada a elementos desconhecidos que geram curiosidade, mantém a atenção do leitor/espectador. 

É por isso que além de servir para criação e contação de histórias, os elementos do storytelling servem também de inspiração para construção do seu recurso didático. Veja algumas ideias:

  • Promover altos e baixos: isso significa quebrar a constante. Se o conteúdo vem numa sequência de afirmativas que se complementam, que tal inserir um contraponto ou um questionamento sobre tudo que foi visto até o momento?
  • Instigar a curiosidade: sabe aquela cena de uma porta entreaberta no final do corredor que você não quer que o personagem vá ver, mas ao mesmo tempo está morrendo de curiosidade pra saber o que tem lá? Instigar a curiosidade é instigar a ação.
  • Explicitar a mudança: histórias geralmente apresentam um estado final bem diferente do inicial. Permitir que o leitor perceba que ele não é mais o mesmo depois da jornada facilita a percepção de valor no processo.
  • Histórias paralelas: além da narrativa central, pode haver narrativas paralelas que enriquecem o contexto. No seu material, você pode promover o mesmo fornecendo elementos extras que ampliam os horizontes da jornada.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile